Pular para o conteúdo principal

Um poeta, compositor, contista e professor.

Não tinha com ele intimidade, mas aprendi a admirá-lo, não só pelo seu reconhecimento e respeito na classe literária, mas sim por trabalhar lado a lado, no programa Conexão, com um de seus filhos, Ildázio Tavares Jr. Tive o privilégio de apreciar um lindo relacionamento entre pai e filho. Um respeito admirável. Ildázio Tavares, 70 anos, faleceu às 17h deste domingo, 31. Ele estava internado no Hospital Jorge Valente, em Salvador, desde o dia 27 deste mês. O poeta sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Foi sepultado, no cemitério do Campo Santo.
Formado em Direito, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e  Letras também pela UFBA, Ildázio Tavares seguiu a  carreira como professor de Literatura e se inspirou nas questões sociais para escrever. Foi tradutor e  professor de inglês e literatura americana, durante 19 anos. Publicou 42 livros, sendo destes, 15 de poesias. Recebeu uma série de prêmios e títulos por seu trabalho como tradutor, ensaísta e poeta. Foi o autor da ópera afro-brasileira “Lídia de Oxum”, levada às margens da Lagoa do Abaeté, em Salvador, para um público de cerca de 30 mil expectadores. Tavares também compôs músicas, algumas delas gravadas por Maria Bethânia, Alcione, Vinícius e Toquinho e Nelson Gonçalves.
Um homem que hoje faz parte da história do  Estado da Bahia. À família meus sentimentos. 


Comentários

  1. Dirceu Factum03/11/2010, 00:39

    Bela homenagem, Michelle... Também tive a honra de compartilhar um pouco do rico e universo deste mestre. Janete Freitas definiu bem... "ILDÁZIO ERA NOSSO GOOGLE..." Vai deixar saudades? Vai, sim. Mas nos deixa grandes ensinamentos e um profundo amor a esta terra.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Roberto Marinho Neto - um dos herdeiros da Globo, e sua namorada, Bianca Brandolini, no bairro do Leblon/RJ..

No Leblon...

Jonas e Paula Barcellos em Angra dos Reis

Larissa e João Bicalho entram 2011 na belíssima casa de Jonas e Paula Barcellos em Angra dos Reis. Uma noite sóde convidados de peso. Jonas e Paula Barcellos Foto: reprodução.

Morreu Carlos Souza - o presidente da Master Glass

Morreu na madrugada deste domingo (5) Carlos Souza, o  presidente da  Master Glass, Carlos Alberto Sousa,  em um acidente de carro no interior da Bahia.  Além de Carlos, morreram no acidente, a gerente de Relações Internacionais, Claudia Casaes, e o motorista da empresa,  Jadson Cruz. Os três viajavam a trabalho para a cidade Petrolina, em Pernambuco. ( fonte: Tribuna da Bahia)