Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 6, 2019

Paulo Costa Lima terá obra na comemoração dos 250 anos de Beethoven

Paulo Costa Lima terá obra na comemoração dos 250 anos de Beethoven  O compositor baiano de música contemporânea Paulo Costa Lima terá uma de suas obras, “ Cabinda – nós somos pretos”, integrada ao evento que vai marcar os 250 anos de Beethoven, que acontecerá em dezembro no Carnegie Hall, de Nova York. Isso porque a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo/Osesp, que participará da comemoração, imaginou no seu repertório uma reflexão sobre o espirito iluminista que guiou Beethoven e sobre a escravidão no Brasil do século XIX. A orquestra revisitará a Nona Sinfonia de Beethoven emoldurada por um cântico da autêntica Capoeira da Bahia em diálogo com a obra de Paulo Lima. Com isso, como explica o diretor artístico da Osesp, Arthur Nestrovski, a orquestra estará trazendo à tona o importante tema da escravidão, uma “chaga que está na raiz da sociedade brasileira”. No evento do Canegie Hall nove orquestras de cinco continentes vão apresentar a Sinfonia n.º 9 de, Ludwig van Beethoven

Exposição bacanérrima na Darzé Galeria.

Exposição bacanérrima na Darzé Galeria.  Há mais de um século, durante os dias da folia, os moradores de Maragojipe se transformam nos “caretas”, figuras festeiras multicoloridas e sem identidade. Esses personagens seduziram imediatamente o fotógrafo João Farkas na construção de um ensaio fotográfico que demandou um registro, durante cinco anos, desde 2014, realizado através de retratos dos habitantes desta cidade do Recôncavo baiano, distante 140 km da capital da Bahia, Salvador, ao viverem esta tradição centenária de no Carnaval se vestir usando máscaras e fantasias. Máscaras que mantêm foliões anônimos, anonimato que se torna uma das coisas mais divertidas de um Carnaval ao poder se cruzar incógnita a cidade em festa, como é a sua tradição. A exposição e lançamento do livro Caretas de Maragojipe será apresentada a partir do dia 14 de fevereiro, a partir das 17 horas, na Paulo Darzé Galeria, com temporada até o dia 14 de março.

Obra de Bel Borba em Praia do Forte.

Obra de Bel Borba em Praia do Forte. A badalada vila da Praia do Forte está mais charmosa que nunca. Uma bela obra de arte em azulejo de Bel Borba chama atenção dos turistas. A Praça do Castelo ganhou uma arte que não é só uma decoração, é uma verdadeira aula que fala muito sobre a história de Garcia D’Ávila. As imagens são inspiradas em alguns elementos presentes na Casa da Torre, como a Gameleira, a imagem de Santo Antônio, o brasão da família Garcia D’Ávila e o próprio Castelo. Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Mata de São João, Alexandre Rossi, a praça do Castelo surge como um novo espaço para que as pessoas tenham mais conhecimento sobre a Casa da Torre de Garcia DÁvila, “além disso, vai servir como um ponto de encontro de artistas, onde vão ocorrer exposições”, concluiu. Bel Borba, é um desenhista, artista gráfico/plástico, produtor de cinema, gravador brasileiro. Famoso por suas intervenções públicas na cidade baiana com a técnica do painel em mosaico.