Pular para o conteúdo principal

25 anos de muitas saudades de Mãe Menininha!

Na sexta-feira, dia 12 de agosto, véspera do aniversário de morte de Mãe Menininha do Gantois (10.02.1894 – 13.08.1986), uma Sessão Especial na Câmara Municipal de Salvador irá prestar homenagem a uma das mais admiradas mães-de-santo do Brasil. Solicitada à Casa Legislativa pela vereadora Marta Rodrigues, presidenta da Comissão de Reparação da Câmara Municipal de Salvador, a sessão será realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Reparação – SEMUR, no Plenário Cosme de Farias, a partir das 18 horas.
Para Marta, com a Sessão Solene em lembrança aos 25 anos de falecimento da mais querida representante da religiosidade de matriz africana da Bahia, a Comissão de Reparação cumpre mais uma vez o seu papel. “Com essa sessão estamos cumprindo nossa missão de reparação histórica. Mãe Menininha além de uma das maiores yalorixás baianas tornou-se uma verdadeira ‘instituição’ religiosa em todo o país”, contou a vereadora.  Confira a cobertura completa da homenagem aqui em Atualidade By Michelle Marie. Uma noite com Mariane de Castro e Gal Costa.


Foto: reprodução


Mãe Menininha –
Filha de Joaquim e Maria da Glória. Descendente de africanos da nação Egbá-Arakê, das terras de Agbeokutá, no sudoeste da Nigéria, Mãe Menininha, como ficou conhecida ao longo de sua vida, era bisneta de negros libertos, especificamente, Maria Júlia da Conceição Nazareth e Francisco Nazareth de Eta.
Iniciada aos 08 meses de idade, para o Orixá Oxum, cumpriu, desde cedo, a determinação das tradições de sua família consangüínea, uma forte representante da religiosidade de matriz africana na Bahia, especificamente do Candomblé do Gantois.
Instituição religiosa de origem ketu, o Candomblé do Gantois historicamente mantém a política do matriarcado, ou seja, prima pela tradição de dirigentes femininas, e de sucessão hereditária de linhagem consangüínea. No processo sucessório, Maria Escolástica da Conceição Nazareth, a Mãe Menininha, foi a quarta yalorixá do templo religioso e dirigiu o Gantois de 1922 a 1986.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roberto Marinho Neto - um dos herdeiros da Globo, e sua namorada, Bianca Brandolini, no bairro do Leblon/RJ..

No Leblon...

Bodas de Ouro de Etty e Savério Silvarolli no Leopoldo em São Paulo.

Bodas de Ouro de Etty e Savério Silvarolli no Leopoldo em São Paulo. Saiba muito mais aqui em atualidade by Michelle Marie . Foto: Reprodução

Casório de Ana Maria Piva de Albuquerque com Marcelo Palaia.

Todas as rodas de conversas sociais em Sampa gira em torno do casório de Ana Maria Piva de Albuquerque com Marcelo Palaia, no próximo dia 11, no Mosteiro de São Bento com recepção para convidados na casa de Tania e Otávio Piva de Albuquerque, pais da noiva. Quem assina o vestido da noiva é o estilista Sandro Barros- leia-se Daslu. Foto: reprodução.