Pular para o conteúdo principal

Cronica de Paloma Amado sobre seu pai o grande e saudoso escritor Jorge Amado. Não deixe de ler é o máximo!!!

Crônica de Domingo II (postada no sábado): O deputado comunista Jorge Amado

Em janeiro de 1948, meu pai, então deputado federal pelo PCB, teve seus direitos políticos cassado, perdendo o seu mandato. Junto com ele mais 13 membros do Partido, eleitos pelo povo, foram mandados embora do Congresso Nacional. Ao lado de papai aquele que considerava seu irmão mais jovem e querido, Carlos Marighela.
Houve tempo, antes da cassação, para participar da Assembléia Nacional Constituinte, sendo autor de duas leis importantes: A da igualdade religiosa no Brasil e a de isenção de impostos para os artistas e escritores. A lei de isenção de impostos foi modificada, prejudicando a cultura brasileira, mas a da igualdade religiosa se mantém, fundamental para a liberdade do povo e de seus cultos.
Um detalhe curioso, o escritor baiano, comunista, foi o deputado com maior votação no Estado de São Paulo nesta eleição. Tinha muito orgulho disso e de ter sabido ser um bom parlamentar e constituinte, honesto e digno.

Hoje pela manhã recebo carta pelo correio. É da deputada Jandira Feghali, digna e honesta representante do PCdoB do Rio de Janeiro na Câmara dos Deputados. Ela me conta que "a 20 de março foi aprovado um projeto de sua autoria que declara nula a Resolução da Mesa da Câmara dos Deputados que extinguiu os mandatos dos deputados do Partido Comunista do Brasil". Na carta me convida para a Sessão Solene que se realizará a 13 de agosto, quando, simbólicamente, nos será restituído o mandato de deputado de Jorge Amado.

Confesso que chorei de soluçar ao ler a carta da Deputada. Três dias depois de completar 101 anos, papai receberá seu mandato de volta. Que presentão! Junto comigo estarão os filhos e parentes de seus companheiros de bancada. Vou rever meu primo Carlinhos Marighela, vamos festejar a democracia e a justiça -- aquela que tarda (65 anos!) mas não falha!

Estou emocionadíssima. Queria compartilhar com vocês em crônica de domingo postada no sábado. Salve Jorge, Salve Marighela e todos os companheiros de luta, deputados dignos, honestos. Gente boa como quê!
Paloma Jorge Amado
6 de julho de 2013



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roberto Marinho Neto - um dos herdeiros da Globo, e sua namorada, Bianca Brandolini, no bairro do Leblon/RJ..

No Leblon...

Bodas de Ouro de Etty e Savério Silvarolli no Leopoldo em São Paulo.

Bodas de Ouro de Etty e Savério Silvarolli no Leopoldo em São Paulo. Saiba muito mais aqui em atualidade by Michelle Marie . Foto: Reprodução

Casório de Ana Maria Piva de Albuquerque com Marcelo Palaia.

Todas as rodas de conversas sociais em Sampa gira em torno do casório de Ana Maria Piva de Albuquerque com Marcelo Palaia, no próximo dia 11, no Mosteiro de São Bento com recepção para convidados na casa de Tania e Otávio Piva de Albuquerque, pais da noiva. Quem assina o vestido da noiva é o estilista Sandro Barros- leia-se Daslu. Foto: reprodução.