Pular para o conteúdo principal

Cronica de Paloma Amado sobre seu pai o grande e saudoso escritor Jorge Amado. Não deixe de ler é o máximo!!!

Crônica de Domingo II (postada no sábado): O deputado comunista Jorge Amado

Em janeiro de 1948, meu pai, então deputado federal pelo PCB, teve seus direitos políticos cassado, perdendo o seu mandato. Junto com ele mais 13 membros do Partido, eleitos pelo povo, foram mandados embora do Congresso Nacional. Ao lado de papai aquele que considerava seu irmão mais jovem e querido, Carlos Marighela.
Houve tempo, antes da cassação, para participar da Assembléia Nacional Constituinte, sendo autor de duas leis importantes: A da igualdade religiosa no Brasil e a de isenção de impostos para os artistas e escritores. A lei de isenção de impostos foi modificada, prejudicando a cultura brasileira, mas a da igualdade religiosa se mantém, fundamental para a liberdade do povo e de seus cultos.
Um detalhe curioso, o escritor baiano, comunista, foi o deputado com maior votação no Estado de São Paulo nesta eleição. Tinha muito orgulho disso e de ter sabido ser um bom parlamentar e constituinte, honesto e digno.

Hoje pela manhã recebo carta pelo correio. É da deputada Jandira Feghali, digna e honesta representante do PCdoB do Rio de Janeiro na Câmara dos Deputados. Ela me conta que "a 20 de março foi aprovado um projeto de sua autoria que declara nula a Resolução da Mesa da Câmara dos Deputados que extinguiu os mandatos dos deputados do Partido Comunista do Brasil". Na carta me convida para a Sessão Solene que se realizará a 13 de agosto, quando, simbólicamente, nos será restituído o mandato de deputado de Jorge Amado.

Confesso que chorei de soluçar ao ler a carta da Deputada. Três dias depois de completar 101 anos, papai receberá seu mandato de volta. Que presentão! Junto comigo estarão os filhos e parentes de seus companheiros de bancada. Vou rever meu primo Carlinhos Marighela, vamos festejar a democracia e a justiça -- aquela que tarda (65 anos!) mas não falha!

Estou emocionadíssima. Queria compartilhar com vocês em crônica de domingo postada no sábado. Salve Jorge, Salve Marighela e todos os companheiros de luta, deputados dignos, honestos. Gente boa como quê!
Paloma Jorge Amado
6 de julho de 2013



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roberto Marinho Neto - um dos herdeiros da Globo, e sua namorada, Bianca Brandolini, no bairro do Leblon/RJ..

No Leblon...

Jonas e Paula Barcellos em Angra dos Reis

Larissa e João Bicalho entram 2011 na belíssima casa de Jonas e Paula Barcellos em Angra dos Reis. Uma noite sóde convidados de peso. Jonas e Paula Barcellos Foto: reprodução.

Morreu Carlos Souza - o presidente da Master Glass

Morreu na madrugada deste domingo (5) Carlos Souza, o  presidente da  Master Glass, Carlos Alberto Sousa,  em um acidente de carro no interior da Bahia.  Além de Carlos, morreram no acidente, a gerente de Relações Internacionais, Claudia Casaes, e o motorista da empresa,  Jadson Cruz. Os três viajavam a trabalho para a cidade Petrolina, em Pernambuco. ( fonte: Tribuna da Bahia)