Pular para o conteúdo principal

É um privilégio ser filha de Jorge Amado...

É um privilégio ser filha de Jorge Amado...

Paloma Amada amanheceu esta quarta-feira com uma deliciosa saudade de seu amado pai, Jorge Amado. Publicou nas redes sociais uma linda mensagem:

"Hoje é o aniversário de 104 anos do homem mais amoroso e generoso que existiu, meu paizinho. Aqui ele está com sua mãe, seus filhos, sua mulher, seu cão, seu gato e seu passarinho. Tivemos todos o privilégio de fazer parte dele e receber tudo de melhor que um ser humano pode dar. Que felicidade!".

O baiano Jorge Amado é um orgulho para nosso Brasil e principalmente nossa Bahia. É um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos. Um escritor imortal pelas obras literárias adaptadas para cinema, teatro e televisão. Seus livros foram traduzidos para 49 idiomas, lidos e relidas por gerações e gerações.

Nosso inesquecível Jorge Amado que ocupou a cadeira de número 23 da Academia Brasileira de Letras, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, entre os quais destacam-se: Stalin da Paz (União Soviética, 1951), Latinidade (França, 1971), Nonino (Itália, 1982), Dimitrov (Bulgária, 1989), Pablo Neruda (Rússia, 1989), Etruria de Literatura (Itália, 1989), Cino Del Duca (França, 1990), Mediterrâneo (Itália, 1990), Vitaliano Brancatti (Itália, 1995), Luis de Camões (Brasil, Portugal, 1995), Jabuti (Brasil, 1959, 1995) e Ministério da Cultura (Brasil, 1997). Recebeu títulos de Comendador e de Grande Oficial, nas ordens da Venezuela, França, Espanha, Portugal, Chile e Argentina; além de ter sido feito Doutor Honoris Causa em 10 universidades, no Brasil, na Itália, na França, em Portugal e em Israel. O título de Doutor pela Sorbonne, na França, foi o último que recebeu pessoalmente, em 1998, em sua última viagem a Paris, quando já estava doente.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roberto Marinho Neto - um dos herdeiros da Globo, e sua namorada, Bianca Brandolini, no bairro do Leblon/RJ..

No Leblon...

Bodas de Ouro de Etty e Savério Silvarolli no Leopoldo em São Paulo.

Bodas de Ouro de Etty e Savério Silvarolli no Leopoldo em São Paulo. Saiba muito mais aqui em atualidade by Michelle Marie . Foto: Reprodução

Casório de Ana Maria Piva de Albuquerque com Marcelo Palaia.

Todas as rodas de conversas sociais em Sampa gira em torno do casório de Ana Maria Piva de Albuquerque com Marcelo Palaia, no próximo dia 11, no Mosteiro de São Bento com recepção para convidados na casa de Tania e Otávio Piva de Albuquerque, pais da noiva. Quem assina o vestido da noiva é o estilista Sandro Barros- leia-se Daslu. Foto: reprodução.