Pular para o conteúdo principal

O inesquecivel ACM, aniversariante do dia 4 de setembro.

Dia de se ver no site Michelle Marie

E hoje é domingo, dia de reunir a família para almoço e navegar no site Michelle Marie . Dia 4 de setembro, uma data muito especial, a data de nascimento de Antonio Carlos Magalhaes, o inesquecível ACM que governou a Bahia inúmeras vezes, foi Ministro, Presidente do Senado e lutou com toda sua garra pelo nosso Estado da Bahia.



Formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia , ACM teve como primeira experiência na vida pública a presidência do grêmio do Ginásio da Bahia. Na universidade, foi representante de Diretório Acadêmico e presidente do Diretório Central de Estudantes. ACM também atuou como jornalista e trabalhou como redator do jornal "Estado da Bahia", e foi redator de debates da Assembléia Legislativa baiana.


Sua carreira política se iniciou em 1954, quando elegeu-se deputado Estadual em 1954 pela extinta UDN (União Democrática Nacional). Em 1958, elegeu-se deputado federal, sendo reeleito em 1962 e em 1966. Em 1967 foi nomeado prefeito de Salvador. Em 1970 foi indicado para ser governador do Estado da Bahia pela primeira vez. Logo após terminar seu mandato como governador, foi nomeado em 1975 pelo então presidente da República Ernesto Geisel para a presidência da Eletrobras (Centrais Elétricas Brasileiras S.A).



Em 1978, foi novamente eleito governador da Bahia por meio de um colégio eleitoral. Governou o Estado entre os anos de 1979 e 1983. Em 1985, foi nomeado pelo presidente José Sarney para o cargo de ministro das Comunicações. Permaneceu no cargo até março de 1990, quando se licenciou para disputar, desta vez por meio de eleições diretas, o governo da Bahia. Foi eleito no primeiro turno. Em 1994 foi eleito novamente senador da República. Presidiu a Casa entre os anos de 97 a 2001. Em 2002, foi novamente reeleito para o Senado.

Seus sucessores os netos, ACM Neto na política, e Luis Eduardo Magalhaes Filho na empresa ao lado do filho primogênoto ACM Junior.

O senador Antônio Carlos Magalhães foi internado no Instituto do Coração em São Paulo, onde morreu de falência múltipla dos órgãos, aos 79 anos, no dia 20 de julho de 2007.

ACM foi o mais importante dos políticos que o nosso estado foi capaz de gerar ao longo da sua história e ficou conhecido pelo seu Amor que tinha a Bahia.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roberto Marinho Neto - um dos herdeiros da Globo, e sua namorada, Bianca Brandolini, no bairro do Leblon/RJ..

No Leblon...

Bodas de Ouro de Etty e Savério Silvarolli no Leopoldo em São Paulo.

Bodas de Ouro de Etty e Savério Silvarolli no Leopoldo em São Paulo. Saiba muito mais aqui em atualidade by Michelle Marie . Foto: Reprodução

Casório de Ana Maria Piva de Albuquerque com Marcelo Palaia.

Todas as rodas de conversas sociais em Sampa gira em torno do casório de Ana Maria Piva de Albuquerque com Marcelo Palaia, no próximo dia 11, no Mosteiro de São Bento com recepção para convidados na casa de Tania e Otávio Piva de Albuquerque, pais da noiva. Quem assina o vestido da noiva é o estilista Sandro Barros- leia-se Daslu. Foto: reprodução.