Pular para o conteúdo principal

20 Anos do Mil Milhas by Michelle Marie

20 Anos do Mil Milhas by Michelle Marie

Como uma apaixonada pela Banda Mil Milhas que está comemorando vinte anos de formação, sempre tocando em bares, eventos fechados, festivais, projetos culturais e casas de espetáculos, convidei Aureo Jr e Fernando Barreto para um bate-papo informal com o propósito de conhecer um pouco mais da história destes apaixonados pelo pop rock, e que até hoje conseguem reunir um público de primeiríssima para encontros musicais de altíssima qualidade.


Tudo começou na infância, garotos que gostavam de música e se reuniam para uma farra entre amigos. Na brincadeira de adolescentes existia tanta paixão que na falta da grana, tinha aquele que tocava em bateria de brinquedo. O tempo foi passando e esta turma do Colégio Militar, bons alunos, fizeram vestibular, e no caso Aureo e Fernando, em 79, se formaram em Engenharia Mecânica na UFBA. Nesta época, teve um momento de queda da veia musical, apareceu relacionamentos e responsabilidades.


Um amigo da galera, o Ricardo, trouxe uma ideia que seria infalível em 1986. Juntar músicos e montar um bloco de carnaval Pop Rock. Assim Nasceu o bloco “Limousine” que saiu lindamente no carnaval de 87, só musica de qualidade. Com a grana curta, a turma não teve fôlego para o carnaval de 88. Foi naquele momento que as linhas do destino se inter-comunicaram. Na formação da banda que foi um núcleo da companhia Click que fez a Daniela Mercury, surgiram novas amizades de peso. Gente talentosa do mundo musical, entre eles, o respeitado baterista Raul Carlos Gomes.


Como a música sempre foi a cachaça desta turma, eles resolveram se reunir novamente para fazer um som e, desta vez, na casa do Fernando, todos os sábados, entre vários ritmos e deliciosas recordações, como no caso de um jarro quebrado. A patroa não gostou e tiveram que escolher um novo local. Um estúdio foi escolhido, e entre um ritmo e outro, naquele ambiente, nasceu aquele gostinho de tocar em público. Porque não?


A generosa Tereza, ex-mulher de Aureo, tinha acabado de abrir um pequeno bar no Pelourinho e cedeu a quarta-feira para o grupo tocar e se divertir, mas com uma condição! Durante o mês tinha que colocar 100 pessoas na casa. Não deu outra, a casa começou a lotar e a turma teve que escolher rapidamente um nome para colocar na atração do dia. Na pressa, nasceu a Banda YXZ e com a casa cheia, convites surgiram para tocar em festas particulares.


A primeira delas, uma das mais marcantes, foi no Mercado Modelo. Um grupo de bacanérrimos deu uma festa de arromba, como se dizia na época, e o XYZ chacoalhou o Mercado Modelo com seu som Pop Rock. No dia seguinte, o Restaurante da Tereza tinha uma fila gigante, e assim a casa ficou pequena, e os amigos de farra resolveram tomar um novo rumo.


Aquele era o momento certo para profissionalizar a banda e deixar de improvisar. Um novo nome para a Banda, Mil Milhas, uma escolha de Fernando baseada e um provérbio chinês: “Uma viagem de mil milhas começa com um único passo.” Músicos de qualidade aderiram ao grupo como Vavá Monteiro e o respeitado baterista Raul Carlos Gomes que permanece até hoje. Nesta época, duas produtoras locais, contrataram o Mil Milhas para inúmeros eventos, inclusive em uma boate onde durante 23 semanas consecutivas bombaram com total cobertura da mídia local. Sucesso total, a banda recebia varias musicas autorais enviadas por gente como Luis calda, Jorge Sarad e muitos outros do qual não recordo nome citados na entrevista.


Precisando crescer, e com a garra de Aureo, varias produtoras foram procuradas. Mil elogios, mas no ano de 98 e 99 o Axé predominava, e a paixão ao seu próprio estilo foi a causa maior. Assim as portas se fecharam. Desistir? Nunca. A turma se mandou para São Paulo de malas e cuia, e também não deu certo. É por estas e outras que agradecemos as redes sociais. Hoje talentos surgem sem precisar de empresários e produtoras.


Nesta ocasião, um momento muito difícil para a turma do Rock, aparece a Globo Fm e dá uma força daquelas. Monta um Festival voltado para o pop rock. Dez bandas do mesmo estilo se uniram e assim tocavam em locais específicos. As portas começaram novamente a se abrir, e o rock sobreviveu. Graças a Deus!


O sonho destes adolescentes, hoje adultos, é continuar tocando ate os 80 anos. O canto por amor é tudo. Para eles, tocar por tocar, ter que acompanhar o sistema para obter sucesso, não traz felicidade. É com esta paixão e determinação que esta turma continua lotando as casas por onde se apresentam. E para tanto, nada melhor do que festejar e registrar o momento de celebração com amigos, músicos e fãs incondicionais.


Com o mesmo gaz de sempre, estes rapazes do rock pop, Aureo Jr (voz, vocais e meia lua), Fernando Barreto (voz, vocais e guitarra), Humberto Batalha (contrabaixo e vocais), Nino Moura (violão e guitarra) e Raul Carlos Gomes na bateria, vão brindar 20 anos com um show, intitulado Mil Milhas 20 Anos a Mil, que contará com a participação de vários ex-componentes do grupo, como Marcos Pedreira (teclado), Pará Monteiro (guitarra e voz), Alejandro FuenteAlba (teclado, guitarra e vocais) e Julio Moreno (guitarra), no Farol da Barra (parte superior), próximo dia 24 de novembro, sábado, 16h.


Um show imperdível, fica aí a dica…


Michelle Marie Magalhães



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roberto Marinho Neto - um dos herdeiros da Globo, e sua namorada, Bianca Brandolini, no bairro do Leblon/RJ..

No Leblon...

Bodas de Ouro de Etty e Savério Silvarolli no Leopoldo em São Paulo.

Bodas de Ouro de Etty e Savério Silvarolli no Leopoldo em São Paulo. Saiba muito mais aqui em atualidade by Michelle Marie . Foto: Reprodução

Casório de Ana Maria Piva de Albuquerque com Marcelo Palaia.

Todas as rodas de conversas sociais em Sampa gira em torno do casório de Ana Maria Piva de Albuquerque com Marcelo Palaia, no próximo dia 11, no Mosteiro de São Bento com recepção para convidados na casa de Tania e Otávio Piva de Albuquerque, pais da noiva. Quem assina o vestido da noiva é o estilista Sandro Barros- leia-se Daslu. Foto: reprodução.